sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Inglaterra


Lema: Dieu et mon droit.
Hino Nacional: God save de Queen - Oficialmente, a Inglaterra não tem um hino oficial, porém, God Save the Queen é, geralmente, o utilizado.
Gentílico: inglês, inglesa
Capital: Londres
Maiores cidades:
1º- Londres: 7.112.091 habs.
2º- Birmingham: 1.006.500 habs.
3º- Liverpool: 469.017 habs.
4º- Leeds: 443.247 habs.
5º- Sheffield: 439.877 habs.
Língua Oficial: Inglês
Governo: Monarquia Parlamentarista
-Rainha: Isabel II
-Primeiro – ministro: Gordon Brown
Formação:
-Tratado de União: 1 de maio de 1707
-Acto de União: 1 de janeiro de 1801
-Tratado de Aglo-Irlandes: 12 de abril de 1822
Área:
-Total: 130,395 km
-Água: 1,34
População:
-Estimativa em 2006: 50.762.900 habitantes.
-Densidade: 388.7 hab./km²
PIB – Estimativa de 2006
-Total: US$1.9 trilhões
-Per capita: US$38.000
Moeda: libra esterlina
Indicadores Sociais:
-IDH (2006): 0,940 (º) – elevado


Política:

Formalmente, o Reino Unido é uma monarquia constitucional, com o poder legislativo investido num governo (government) eleito e o poder executivo investido num conselho de ministros (cabinet) liderado pelo primeiro-ministro, cujo poder, embora levado a cabo em nome do monarca, presta contas ao Parlamento e, através deste, ao eleitorado. É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de estado do Reino Unido é a rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em 1952 e foi coroada em 1953.
O Reino Unido é um estado muito centralizado, com o Parlamento de Westminster, em Londres, a ser responsável pela maioria do poder político do país. Mas em 1999 foram criados o Parlamento da Escócia e uma Assembleia do País de Gales, com o primeiro a deter poder legislativo primário. A Irlanda do Norte também obteve direito ao auto-governo, através da Assembleia da Irlanda do Norte, como parte do Acordo da Sexta-feira Santa.
A legislação do Reino Unido consiste de vários sistemas legais separados que usam princípios de lei comum, de lei civil, ou de ambos. A Inglaterra, o País de Gales e a Irlanda do Norte usam o sistema da lei comum, ao passo que a Escócia usa um sistema híbrido que combina elementos dos sistemas de lei comum e de lei civil. Os tribunais eclesiásticos e os tribunais do Almirantado usam a lei civil.


Economia:

A moeda utilizada na Inglaterra é a libra esterlina (£), ou pound, uma das mais fortes moedas do mundo. Os centavos são conhecidos como pences. Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o 5º Maior Produto Interno Bruto (PIB), próximo aos 2 trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha e China. Nas últimas duas décadas o governo tem contido o crescimento de programas de bem estar social.
A economia na Inglaterra também é dividida nos três setores econômicos.
-Setor Primário
Sua agricultura é intensiva, altamente mecanizada e muito eficiente, mesmo para os padrões europeus.

-Setor secundário
Indústria: Nas últimas duas décadas o governo tem diminuído fortemente sua participação em empresas mediante o processo de privatizações, enquanto a participação industrial continua perdendo importância.
Energia: O Reino possui grandes reservas de carvão, gás natural e petróleo.



-Setor terciário:
Finanças e comércio: A Inglaterra é um dos maiores exportadores europeus de produtos manufaturados, petróleo, químicos, veículos automotores, aeronaves, metais, têxteis acabados e maquinário. A agricultura é um dos setores mais importantes da economia, com cereais, como trigo, aveia, centeio, etc. As indústrias também se destacam na economia inglesa. Mas o sector dos serviços, como bancos, seguros, serviços financeiros, etc., é aquele que contribui para a maior parte do PIB da Inglaterra. Muitas empresas tecnológicas produzem e comercializam seus produtos no mundo todo. A economia inglesa é uma das mais fortes da Europa, embora não esteja totalmente integrada ao Mercado Comum Europeu.
Serviços: O setor de serviços, particularmente os bancários, seguros e os empresariais, somam de longe a maior parcela do PIB.


Sociedade:

A cultura de Inglaterra refere-se às normas culturais idiossincrásicas de Inglaterra e a povos ingleses. Por causa da posição dominante de Inglaterra dentro do Reino Unido quanto a população, a cultura inglesa é muitas vezes difícil de diferenciar-se da cultura do Reino Unido no conjunto. Contudo, há algumas práticas culturais que se associam especificamente com Inglaterra. A cultura da Inglaterra também reune fatos como A conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta, A derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, A Peste Negra que atingiu a Inglaterra em 1349, e matou possivelmente um-terço da população, A Guerra das Rosas que deu a vitória a Henrique VII Tudor, na batalha de Bosworth Field, em 1485, Os conflitos religiosos e a guerra civil.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legisla%C3%A7%C3%A3o_do_Reino_Unido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_da_Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demografia_da_Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial%3ABusca&search=Grupos+%C3%89tnicos+da+Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inglaterra
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_Inglaterra

6 comentários:

  1. Seguiu o modelo, citou as fontes... OK.

    Mas quem é você? Alice? Aline? (Igor?)

    Davide.

    ResponderExcluir
  2. Separou bem o Reino Unido do país escolhido... Bem explicado e resumido!

    Larissa

    ResponderExcluir
  3. Eu acho qe é a Suzana, não é??? Enfim, vc qem fez sobre a Inglaterra, o post está bom, pesquisou bastante, pelo menos é o que transparece...

    Graziella

    ResponderExcluir
  4. Esta bom sim, talvez pudesse ter procura de outros lugares (que não a wikipedia) mas ta bem resumido e bem apresentado.

    Igor Soares



    Ps:Não sou eu o dono do post o.O"

    ResponderExcluir
  5. Pesquisou bastante, fez um ótimo trabalho embora muito grande!!!

    Suzana

    ResponderExcluir
  6. o melhor site que
    já pesqisei na minha vida
    muito obrigada bjs

    ResponderExcluir