sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alemanha



·Nome Oficial: Alemanha
·Capital: Berlim
·Língua Oficial: Alemão
·Lema da Bandeira: "União e Justiça e Liberdade"
·Moeda: Euro
·Área: 357.050 km²
·População: 82.046.000 habitantes
·Governo: República Federal
·Presidente: Horst Köhler
·Religião: Luteranismo e Catolicismo
·Cidades Principais: Berlim, Hamburgo, Frankfurt e Hannover
·Feriados: Ano Novo, Epifania, Sexta Feira Santa, Dia do Trabalho, Ascensão de Cristo, Pentecostes, Corpo de Deus, Dia da Unidade Alemão, Festa de Reforma, Dia de Todos os Santos e Natal.
·Localização: Europa
·Clima: Temperado
·Taxa de Analfabetismo: 99,9 %
·Taxa de Mortalidade Infantil: 4,08
·Expectativa de Vida: 79,4
·Desemprego: 7,7 %
·IDH: 0,940
·PIB: US$3,26 trilhões
·Órgãos Internacionais: União Européia, ONU e OMC
·Despesas: 1579 bilhões
·Dívida Externa: US$ 4 489 bilhões
·Principais Produtos Importados: máquina, veículo, produto químico, alimento, etc.



Economia
A economia da Alemanha está entre as mais importantes da Europa, considerada a terceira, depois de Estados Unidos e Japão. É uma economia de mercado, tendo os alemães um direito social muito extenso.
Atualmente o governo Social Democrata tenta reformar a segurança social, afim de reduzir seu peso sobre a situação econômica do país
As indústrias químicas e metalúrgicas desempenham um importante a papel, porém é a agricultura mecanizada que predomina.
A cidade de Frankfurt, é o principal centro financeiro do país, onde está localizado o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores. As indústrias e as empresas do setor terciário da Alemanha são bem dispersas, o q provoca grande tráfego aéreo e rodo-ferroviário.
Com o fim da Primeira Guerra, a Alemanha passou por um período de grave crise econômica q logo foi superado na época da Alemanha Nazista. Após a Segunda Guerra Mundial o país enfrentava outra crise.
A partir desse ponto inicio-se uma recuperação, o que permitiu manter seu papel de importância na economia mundial.
A Alemanha manteve em 2004 como principal país exportador, a frente dos EUA. As exportações cresceram 10% e aumentaram um volume de 728 bilhões de euros.O superávit da balança comercial, alcançará esse ano um nível recorde de 156 bilhões de euros.
O país tem a maior nação industrial dos doze países que compõem a zona do euro e da União Européia em geral, com PIB de 3.5 trilhões de dólares.



Sociedade
A imagem nacional da Alemanha mudou completamente com as celebrações da Copa do Mundo em 2006. O país se tornou significantemente mais bem colocada após a competição. Pessoas de 20 estados diferentes foram solicitadas para assistir a reputação do país em termos de cultura, política, exportação, seu povo e sua atratividade à turistas, imigrantes e investimentos. A Alemanha foi nomeada a nação mais valiosa do mundo dentre 50 países em 2008. Outra pesquisa de opinião global baseada em 13.575 respostas em 21 países para a BBC revelou que a Alemanha é reconhecida como a melhor influência positiva no mundo em 2009, liderando os 16 países investigados. Uma maioria de 61% possuem uma visão positiva do paíes, enquanto 15% possuem uma visão negativa.
O país é legalmente e socialmente um país tolerante quanto à homossexualidade. Uniões civis têm sido permitidas desde 2001. Gays e lésbicas podem adotar legalmente as crianças biológicas de seus parceiros (adoção de enteado). Os prefeitos das duas maiores cidades alemãs, Berlim e Hamburgo, são abertamente gays. A Alemanha é legalmente e socialmente um país tolerante quanto à homossexualidade. Uniões civis têm sido permitidas desde 2001. Gays e lésbicas podem adotar legalmente as crianças biológicas de seus parceiros (adoção de enteado). Os prefeitos das duas maiores cidades alemãs, Berlim e Hamburgo, são abertamente gays.
Durante a ultima década do século XX a Alemanha transformou consideravelmente uma atitude qto aos imigrantes. Até a metade dos anos de 1990, a opinião comum era de q a Alemanha não é um país de imigração, apesar de cerca de 10% da população serem de origem não-germânica. Após o fim do influxo dos chamados Gastarbeiter (trabalhadores-convidados de colarinho azul), refugiados eram uma exceção tolerada a este ponto de vista. Hoje, o governo e a sociedade alemã estão percebendo que o conceito quanto ao controle de imigração é que deve ser permitida baseada na qualificação dos imigrantes.
Os alemães investem muito em viagens internacionais e domésticas de férias .
As maiores confissões religiosas na Alemanha são o Luteranismo e o Catolicismo, respectivamente, com 32,9% e 32,3% de fiéis. Cerca de 24,9% de alemães se declararam não religiosos ou ateus. Seguem como minorias, o islamismo (4%), seguido pelo judaísmo e o budismo (ambos com 0,25%). O Hinduísmo tem apenas 90.000 seguidores (0,1%), enquanto outras religiões correspondem a 50 mil pessoas ou 0,05% da população.
De acordo com Pesquisa Eurobarômetro de 2005, 47% dos cidadãos alemães responderam “Eu acredito que exista um Deus", enquanto 25% concordou com "Eu acredito que exista algum tipo de força espiritual ou vital" e 25% disse "Eu não acredito que exista qualquer tipo de espírito, deus, ou força vital.”



Política
A Alemanha é uma federação democrática e parlamentária, cujo sistema político é definido num documento constitucional.
O Bundeskanzier (Chanceler Federal) atualmente Angela Merkel é o chefe de governo e exerce o poder executivo, similar ao Primeiro-Ministro em outras democracias parlamentares. O poder legislativo é comandado pelo parlamento consistido pelo Bundestag (Dieta Federal) e o Bundesrat (Conselho Federal), que juntos formam um tipo excepcional de corpo legislativo. O O Bundestag é eleito através de eleições diretas combinada com representação proporcional. Os membros do Bundesrat representam os governadores dos dezesseis estados federais (Bundeslander) e são membros dos gabinetes de estado. Os respectivos governadores dos estados têm o direito de apontar e exonerar seus enviados em qualquer momento. Ocasionalmente há conflitos entre o Bundestag e o Bundesrat, que criam dificuldades administrativas.
O Bundesprasident (Presidente Federal) Horst Kohler é o chefe de estado, cujos poderes se limitam na maioria a tarefas representativas e cerimoniais. Ele é eleito pelo Bundesversammlung (Convenção Federal), uma instituição composta por membros do Bundestag e pelo mesmo número de delegados estaduais. O segundo na ordem de importância do Estado Alemão é o Bundestagsprasident (Presidente do Bundestag), q é eleito pelo Bundestag e responsável por supervisionar as sessões diárias da câmara. O terceiro no comando é o chefe de governo, ou Chanceler, q é nomeado pelo Bundesprasident depois que é eleito pelo Bundestag. O Chanceler pode ser exonerado do cargo por uma moção de desconfiança construtiva pelo Bundestag, onde construtivo implica que o Bundestag simultaneamente eleja um sucessor.
No Parlamento Europeu, a Alemanha possui a representação mais numerosa em virtude de ser o país mais populoso da União. Além disso, o alemão Gunter Verheugen é, atualmente, um dos vice-presidentes da Comissão Europeia. A presidência alemã do Conselho da União Européia ocorreu durante o primeiro semestre de 2007, dentro do sistema de presidência rotativa da UE. Como Angela Merkel é a atual primeira-ministra da Alemanha, o ministro das relações exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier foi o Presidente da União Européia até junho de 2007. Desde que se iniciou o processo de presidência rotativa, foi a 12ª vez que a Alemanha assumiu a presidência da UE.



Conclusão
Apesar de ter sido centro de muitas polêmicas na Segunda Guerra, a Alemanha atualmente é a terceira potencia mundial, depois dos Estados Unidos e Japão. É um dos países mais avançados tecnologicamente na fabricação de produtos de ferro e aço.
Mesmo com a derrota na Primeira Guerra, o país se recuperou e atualmente passa por um grande avanço em termos de cultura política, exportação e investimentos, além de ser conhecida como a melhor influência positiva no mundo de 2009.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
http://www.brasilescola.com/
http://www.imagensporfavor.com/

4 comentários:

  1. Seguiu o modelo, citou as fontes... OK.

    Mas quem é você? Alice? Aline? (Igor?)

    Davide.

    ResponderExcluir
  2. Está completo e colocou conclusão, parabéns!

    Graziella

    ResponderExcluir
  3. Bem completo mesmo, gostei, falto só o nome rs...



    Igor Soares

    ResponderExcluir