sexta-feira, 3 de julho de 2009

Revolução Farroupilha - Desenvolvimento

Panorama do Brasil na época:
• Intensa agitação social e revoltas provinciais - luta dos membros da classe dominante e rebeliões populares contra miséria;
• Com a economia baseada em exportações a crise da mineração e dos latifúndios deixou a balança comercial com déficit;
• Desajustes nas sociedade escravista e agrária, tentando se organizar
• Após a independência e a repentina abdicação;
• A população mais marginalizada que não fazia parte do processo político iniciou movimentos com a balaiada e Cabanagem. Já a população mais abastada tinha divergência com a administração e não com a sociedade latifundiária e escravista.

Causas:
• Forçar o governo geral a incentivar o crescimento econômico do Sul;
• Cobrança de pesadas taxa no charque, erva mate, graxa, etc;
• Enquanto as taxas do charque aumentavam, os preços das importações da região do Rio Prata diminuíam;
• Aumento na taxa de importação do sal (utilizado para fabricação do charque);
• As tropas que lutavam contras os espanhóis e portugueses eram gaúchas,mas os comandantes vinham do centro do país.

A revolta:
















Bento Gonçalves planejou um ataque a Porto Alegre em 20 de setembro de 1835, tomando o poder junto com Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo ribeiro como presidente da província, não agradando os farroupilhas, que mantiveram Marciano Ribeiro até 9 de dezembro

O líder convidou Araújo Ribeiro para tomar posse em Porto Alegre mais ele recusou e conseguiu apoio de outros líderes militares. Em 3 de março de 1836, o governo ordena a transferência das repartições par Rio Grande e os farroupilhas prendem em Pelotas o major Manuel Marques de Souza.

O governo regencial organizou a retomada de Porto Alegre que ocorreu em 15 de julho. Marciano Ribeiro foi preso e em seu lugar entrou o marechal João de deus Menna Barreto, a partir daí, os farrapos não conseguiram mais tomar a cidade.

O movimento encontra o caráter separatista quando os farrapos derrotaram o coronel João da Silva Tavares, próximo a Bagé.

Bento Gonçalves recebe a notícia da proclamação da República de Piratini e que é candidato único a presidente, Ele foge de Porto Alegre pra encontrar os vitoriosos, mas acaba preso e recusa a anistia, oferecida pelo governo. É escolhido como presidente mas enquanto não assumiu, Gomes jardim organizou os ministérios em seis: Fazenda, Justiça, Exterior, Interior, Marinha e Guerra.

Com a nomeação de Antero de brito pelo então regente Diogo Feijó (1837), a perseguição aos farrapos aumentou, e também o ânimo dos rebeldes: tomada da cavalaria Imperial, o arsenal militar e a maior cidade da província, Rio Pardo.

Fugido de salvador, Bento Gonçalves assumiu a presidência em 16 de dezembro – época de menos combates, estruturação de correios, políticas, impostos, etc. Mas os farrapos não conseguiram tomar Rio Grande e nem Porto Alegre.

Garibaldi, conseguiu uma carta de corso com Bento Gonçalves, que lhe dava direito de apressar navios em nome da República Rio Grandense. Os portos brasileiros estavam nas mãos de inimigo e o de Buenos Aires sendo pressionado. Na Lagoa dos Patos, o navio Farroupilha e sei Val foram atacados, mas Garibaldi conseguiu fugis colocando postas nas rodas dos barcos, que foram transportados por terra até Laguna.

O ataque foi feito de surpresa por terra com Davi Canabarro e com Garibaldi por mar. Em 29 de julho de 1839 é proclamada a República Juliana, que durou quatro meses. Ao tentar um novo ataque dessa vez em Desterro são derrotados. Em 15 de novembro de1839, o governo ataca Laguna de maneira violenta e retoma a Cidade.














Em 1840 a revolução entra em decadência perdendo as cidades de Caçapava, Taquari (com a maior batalha), São Gabriel e São José do Norte. Já em 1842 Luís Alves de Lima e Silva foi nomeado pela presidência da província como a esperança para a paz.

O futuro Duque nomeou comandantes militares locais (Bento Manoel e Chico Pedro), priorizou a cavalaria tratou bem a população e empurrou os farroupilhas cada vez mais para o Uruguai.

Após a última vitória quando destroçaram Bento Manoel, os farrapos estavam descontentes com Bento Gonçalves. Em 1844 o presidente tentou conversar sobre paz, mas descordava de Caxias e renunciou. Quem assumiu foi Davi Canabarro que vendo saída, assinou o tratado, aceitando as condições de Caxias (que com medo de uma guerra com a Argentina os farrapos apoiarem o país vizinho).

A revolta teve como principais causas a incorporação dos oficiais gaúchos ao exército imperial, a continuação válida dos processos de justiça da República, o decreto de liberdade dos ex-escravos que lutaram no exército da farroupilha, a devolução de todos os prisioneiros a província, o assumo do Império das dívidas do governo republicano, e a eleição do novo presidente Caxias pelos farroupilhas.


Nas Fotos: General Bento Gonçalvez
Carga da Cavalaria Farroupilha

Um comentário: